Pesquisar este blog
sábado, 19 de fevereiro de 2011
Dúvidas sobre anticoncepcional.
A pílula é o método anticoncepcional mais seguro que existe. Sua margem de segurança chega a 99%, porém esta eficácia dependerá de você. A pílula deve ser tomada nos dias e horários certos, senão ela poderá falhar. As pílulas contêm dois hormônios – o estrógeno e a progesterona – que inibem o amadurecimento dos óvulos. Sem óvulos não há ovulação, sem ovulação não há fecundação e sem fecundação não há gravidez.
Como usar a Pílula Anticoncepcional
Antes de mais nada você terá que fazer uma consulta a um ginecologista para decidir junto com ele qual o método anticoncepcional mais adequado para você. O método que é bom para sua amiga pode não ser o melhor para você.
publicidade
Geralmente a pílula deve ser tomada sempre no começo do ciclo menstrual. Nos vinte dias seguintes você deverá tomar uma pílula por dia, sempre no mesmo horário. Nos outros 7 deverá ficar sem tomar, para que aconteça a menstruação. Caso você esqueça de tomar a pílula, tome ela assim que lembrar. Se já tiver passado mais de 12 horas o mais correto é verificar a bula do medicamento ou buscar instruções do seu médico.
Qual a melhor pílula anticoncepcional
Não existe a melhor pílula anticoncepcional. Existe a pílula anticoncepcional mais indicada para você, mas isso não quer dizer que ela seja a melhor para todas as mulheres. Consulte o ginecologista para ele receitar a melhor pílula anticoncepcional para você.
Como não esquecer de tomar a Pílula Anticoncepcional
Pense bem antes de decidir o horário para tomar a pílula. O horário escolhido deve ser aquele que você sempre estará disponível para tomá-la. Dê preferência para horários como: logo ao acordar, antes de dormir, depois do almoço. Assim fica mais díficil de você esquecer. Com o tempo a pílula tornará um hábito comum em seu dia-a-dia. Caso você tenha namorado ou marido, peça para ele ajudar você a lembrar de tomar o anticoncepcional.
Vale alertar que a pílula anticoncepcional previne apenas a gravidez. Portanto use sempre a camisinha para previnir as DST (Doeças Sexualmente Transmissíveis) como por exemplo a Aids.
Outras utilidades da Pílula Anticoncepcional
Além de ser um método contraceptivo, a pílula também é indicada para outros fins como por exemplo no tratamento de ovários policísticos, tensão pré-menstrual e cólica menstrual.
Tipos de Pílula Anticoncepional
Existem diversos tipos e marcas de pílula anticoncepcional. As mais famosos são: minesse, mirele, yasmin, belara, diane 35, selene, microdiol, microvlar, adoless, level, tâmisa 30, minulet etc.
Por ter tantos tipos e marcas é extremamente necessário que você procure um médico ginecologista para decidir qual pílula tomar. Usar medicamento com tarja vermelha sem orientação médica é muito perigoso. Anticoncepcionais orais tomados de maneira errada perdem sua eficácia ocasionando riscos de gravidez e de efeitos colaterais que podem ser graves.
Medicamentos que interferem na Pílula Anticoncepcional
Alguns medicamentos possuem o poder de diminuir a eficácia da pílula anticoncepcional. Caso você estaja tomando algum deles entre em contato com seu médico. Os medicamentos mais comuns que possuem este efeito são: amoxacilina, minocilina, oxacilina, fenitoina, topiramato, primidona, metronidazol etc.
Outros métodos Anticoncepcionais
Além da pílula existem diversos outros métodos contraceptivos. São eles: DIU, vasectomia, essure, ligadura de trompas, camisinha, diafragma, tabelinha, pílula do dia seguinte, implante, adesivo contraceptivo, etc.
Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens. O mais correto é você conversar com seu ginecologista para saber qual o método mais adequado para você.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Jesus, só de ler essa palavra DIU, passo mal.
ResponderExcluirPilulas nunca mais. Todos os efeitos colaterais incidem em mim dobrado.
A saída foi a abstinência. Virei freira e hj moro em um convento na minha cidade.
rsrsrsrs!
Melhor método é o IMPPLANTE SUBCUTÂNEO!
bjos